cover
Tocando Agora:

Investimentos na Atenção Primária destacam-se em seminário do Ministério da Saúde no Maranhão

Maranhão

Investimentos na Atenção Primária destacam-se em seminário do Ministério da Saúde no Maranhão
SES destaca-se em seminário do Ministério da Saúde (Foto: Márcio Sampaio) 13/08/2025


O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou, nesta quarta-feira (13), da abertura do "Seminário APS nos territórios: Equidade, vínculo e qualidade no cuidado", que acontece até esta quinta-feira (14), no Rio Poty Hotel, localizado na Ponta d'Areia, em São Luís.
A agenda realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS-MS), de forma presencial, em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, tem o objetivo de qualificar a atuação de gestores e profissionais da saúde na indução de boas práticas de cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS).
"Agradecemos ao Ministério da Saúde por estar no Maranhão para fortalecer a atenção primária, porta de entrada do SUS e onde nasce o cuidado. Vivemos um momento especial com a expansão da Clínica Sorrir, do Planifica Maranhão em todas as regiões e dos avanços na vacinação infantil. Esse trabalho só é possível com união entre Estado, municípios e Governo Federal, caminhando juntos para soluções concretas que melhorem a vida da nossa população", disse o secretário de Estado da Saúde Tiago Fernandes.
Durante a programação do evento, o secretário Tiago Fernandes participou da mesa de debate "Apoio estadual aos municípios na indução das boas práticas", juntamente com a presidente do COSEMS-MA, Thaís Kellen de Mesquita.
Durante a apresentação, o gestor da saúde estadual apresentou os avanços do Governo do Estado na APS através das ações realizadas pelo Programa Cuidar de Todos. Desde o seu lançamento, a estratégia de governo conseguiu se fazer presente em todos os 217 municípios maranhenses, entregou 871.186 equipamentos, insumos e kits de saúde bucal, beneficiou 2.461 unidades básicas de saúde (UBS) e 2.503 equipes Saúde da Família (ESF).
No âmbito da Telemedicina, o Maranhão já realizou 33.107 teleconsultas desde agosto de 2022. O programa Telemedicina é um eixo do programa Cuidar de Todos, possui atualmente 199 municípios cadastrados (91,7% do estado), dos quais 183 estão ativos (83,3% dos cadastrados), totalizando 1.551 Unidades Básicas de Saúde (59,8% do total) com cobertura. Por mês, a iniciativa realiza média de 919,63 consultas por mês.
"Desde 2023, lançamos um programa histórico de atenção primária, fortalecendo o elo permanente entre Estado e municípios. Investimos quase R$ 15 milhões em equipamentos e seguimos planejando soluções conjuntas para desafios como infraestrutura laboratorial e acesso nas áreas mais distantes. Quem conhece o território são os gestores locais, e é com essa experiência que construiremos uma saúde mais eficiente e próxima de quem mais precisa", acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Ao falar do programa Saúde Bucal, o secretário disse que o Maranhão alcançou a 5ª colocação no ranking nacional de cobertura de saúde bucal, segundo dados do sistema e-Gestor AB, plataforma do Ministério da Saúde. Ao todo, o Maranhão conta com 2.209 ofertas de serviços odontológicos na APS, sendo 1.973 equipes que atuam diretamente nos municípios; 19 são Unidades Odontológicas Móveis (UOM); 31 são Centros de Especialidades Odontológicas (CEO); e 186 são Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.
"Essa parceria tem contribuído muito para a saúde evoluir. Tanto a saúde bucal quanto a Atenção Básica, as equipes multi vendo o cidadão de forma integral, em todas as suas necessidades. E essa parceria tem contribuído muito também para a gente proporcionar um cuidado mais qualificado lá na ponta, porque através das capacitações, dos treinamentos e visando os públicos aos que mais precisam", apontou o coordenador de Saúde Bucal do município de Santa Luzia do Paruá, Guilherme Larilho.
Somente a Rede Sorrir, política de Saúde Bucal do Governo do Estado, soma 2.548.754 atendimentos realizados no Maranhão, 344.804 atendimentos somente nas unidades móveis, que ao todo conta com cinco unidades, situadas em São Luís (2), Presidente Dutra (1), Caxias (1) e Coroatá (1), além de cinco Unidades Móveis funcionando em São Luís (1), Presidente Dutra (1), Caxias (1), Santa Inês (1) e Coroatá (1).
Esteve presente no evento, a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas. "É o único serviço do Sistema Único de Saúde que está nos 5.571 municípios desse país. Não tem outro nível de atenção, não tem outro serviço de outra pasta que seja público como Atenção Primária em território nacional. Isso é uma potência absurda que o nosso país tem e que a gente precisa investir, gastar nossa energia, porque vale a pena”, frisou Caldas.
Também participando do evento, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS) e secretária de Saúde de Vargem Grande, Thaís Kellen de Mesquita. "O seminário se mostra importante para que a gente possa levar para os nossos municípios avanços no SUS. A Atenção Primária é o carro-chefe da saúde pública dentro dos municípios e a gente precisa investir, capacitar os nossos coordenadores e profissionais a fim de executar uma saúde pública cada vez melhor nos municípios".
O "Seminário APS nos Territórios" é destinado a gestores, coordenadores e técnicos da APS dos 217 municípios maranhenses. Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a discussões sobre o fortalecimento da capacidade técnica dos territórios na análise e utilização dos 15 novos indicadores de qualidade da Atenção Primária à Saúde, além de participarem de oficinas que irão apresentar como os dados podem orientar ações mais resolutivas, humanizadas e integradas no cuidado à população

Comentários (0)