cover
Tocando Agora:

Quem é Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo do Campo afastado do cargo Polícia Federal deflagrou operação par apurar supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

Brasil

Quem é Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo do Campo afastado do cargo Polícia Federal deflagrou operação par apurar supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro
Foto/Reprodução/Facebook

Marcelo de Lima Fernandes (Podemos), prefeito de São Bernardo do Campo (SP), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (14), após ter sido alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) que investiga supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro praticados por organização criminosa e com indícios de participação da administração pública do município.

Quem é Marcelo de Lima Fernandes?

Nascido em 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, Marcelo de Lima Fernandes possui, atualmente, duas filhas.

Formado em gestão pública, ingressou na carreira política pelo cargo de vereador, em 2008, quando alcançou os 3.906 votos, tornando-se o vereador mais jovem de São Bernardo do Campo.

Durante esse primeiro mandato, foi líder do partido (PPS), na Câmara Municipal (2009/2012).

Em 2012 conseguiu se reeleger ao cargo, dessa vez com 6.445 votos. Pouco tempo depois, em 2015, se tornou presidente do partido na cidade.

Perda de mandato

Em 2022, foi eleito deputado federal pelo Solidariedade. No primeiro ano de mandato, atuou nas comissões de Finanças e Tributação e da de Desenvolvimento Urbano.

A legenda, na época, alegou que Marcelo de Lima Fernandes foi eleito utilizando da estrutura financeira e política da sigla e, posteriormente, se desligou sem justa causa, o que viola a legislação.

A defesa dele, no entanto, rebateu a acusação afirmando que o partido não tinha alcançado o desempenho necessário na última eleição, de forma que perderia o direito ao Fundo Partidário e à propaganda gratuita no rádio e televisão, o que legalmente o autorizaria a deixar a sigla sem nenhum tipo de punição.

Em resposta, o Solidariedade justificou que, mesmo que não tenha atingido a cláusula de desempenho nas Eleições de 2022, preenchia os requisitos necessários, já que realizaram a incorporação do Partido Republicanos da Ordem Social (Pros), em fevereiro de 2023.

Para o relator do caso, ministro Ramos Tavares, a migração não poderia ser permitida a partir do momento em que o partido, por conta da incorporação do Pros, superou as cláusulas de desempenho que o barravam.


Prefeitura

Em outubro de 2024, Marcelo de Lima Fernandes foi eleito, pela coligação "SBC cada vez melhor" como prefeito de São Bernardo do Campo. Ele alcançou 20,64% dos votos em segundo turno, contra o segundo colocado, Alex Manente

Pouco depois de assumir a Prefeitura de São Bernardo do Campo, em janeiro de 2025, O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo condenou Marcelo de Lima Fernandes e sua vice-prefeita, Jessica Paula, ao pagamento de uma multa no valor de R$ 5.320,50 por conduta vedada nas eleições de 2024.

De acordo com o tribunal, o prefeito teria praticado as condutas de propaganda irregular e abuso de poder político ao utilizar bens públicos -- o gabinete do então prefeito --como estúdio para gravar propagandas a seu favor durante a campanha.

Outro lado

Procurada pela CNN, a Prefeitura de São Bernardo do Campo afirmou que vai cooperar com as informações necessárias em relação ao caso.

"A gestão municipal é a principal interessada para que tudo seja devidamente apurado. Reforçamos que o episódio não afeta os serviços na cidade", diz o comunicado.


Comentários (0)