A resposta de Bolsonaro à carta de Trump... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/a-resposta-de-bolsonaro-a-carta-de-trump/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos
Brasil

Em vídeo, o ex-presidente volta a questionar o processo no qual é alvo por golpe de Estado, enquanto ministros do governo Lula questionam postura... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/a-resposta-de-bolsonaro-a-carta-de-trump/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo na última quinta-feira 17 em que agradece publicamente o apoio recebido de Donald Trump em carta publicada na rede Truth Social e tenta rebater as acusações que enfrenta na Justiça brasileira.
Na gravação, Bolsonaro demonstra satisfação com as palavras de Trump (que diz que o julgamento por golpe de estado deve terminar “imediatamente”) e reforça sua versão sobre o processo judicial que responde. O ex-capitão diz que as acusações
relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023 são parte de uma conspiração para afastá-lo da
política nacional.
“Querem, na verdade, me alijar do processo político, alijar a maior liderança da direita da América do Sul. E entendo que eleições sem oposição, sim, é um golpe”, disse Bolsonaro.
“Estou sendo julgado por um golpe de Estado, dado em um domingo, sem tropa, sem armas, com a minha presença nos Estados Unidos. Algo completamente incrível, um crime inexistente”, prosseguiu.
No vídeo, Bolsonaro leu o trecho final da carta de Trump, em que o mandatário dos EUA diz estar acompanhando a situação no Brasil. “Ridículo de censura”, afirmou Bolsonaro, que agradece ao norte-americano: “Conte, claro, com a minha eterna gratidão”. Governo brasileiro reage
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais para denunciar o que classificou como uma “chantagem” contra o país. Segundo ela, a carta de Trump revela uma pressão para que o Brasil abandone sua soberania nacional em troca do fim das ameaças tarifárias.
Comentários (0)