EUA diz a mineradoras que tem interesse em metais críticos do Brasil Em reunião com o Ibram, representante dos EUA reiterou foco nos minerais críticos brasileiros, estratégicos na disputa com a China
MUNDO

O governo dos Estados Unidos voltou a demonstrar interesse nos minerais críticos e estratégicos (MCEs) do Brasil, especialmente os chamados “terras raras”, elementos fundamentais para a transição energética e para tecnologias de ponta, como chips, baterias, turbinas e armamentos modernos. O recado foi transmitido pelo encarregado de negócios da embaixada norte-americana em Brasília, Gabriel Escobar, nessa quarta-feira (23/7), durante reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O presidente do Ibram, Raul Jungmann, afirmou que Escobar repetiu o interesse dos EUA no setor mineral brasile“O que ele falou é que os EUA tinham interesse nos MCEs — o que, aliás, ele já tinha nos falado há três meses”, relatou Jungmann, que foi ministro da Defesa e da Segurança Pública no governo Michel Temer.
Brasil, EUA e tarifas
A reunião aconteceu em meio à escalada das tensões comerciais entre Brasil e EUA. A partir de 1º de agosto, está prevista a aplicação da taxa de 50% sobre produtos brasileiros, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump.iro — algo que já havia sido mencionado em encontro anterior, há cerca de três meses. Tal medida tem sido vista pelo governo Lula como retaliação política, principalmente diante do teor da carta enviada pelo republicano, na qual ele destacou ser contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Comentários (0)